INFORMAÇÃO SOBRE TRATAMENTO DE DADOS CARTÃO É NICE


A United Investimentos, S.A.., com sede em Travessa da Quinta Rosa Linda é pessoa coletiva 5402120609, é responsável pelo tratamento dos seus dados pessoais.

A privacidade e a proteção dos seus dados são importantes para nós pelo que através do presente documento, a United Investimentos, S.A., licença 168/2023, presta informação detalhada acerca da gestão e utilização que é dada aos seus dados pessoais, bem como o motivo pelo qual se procede ao tratamento dos mesmos.


1. Dados pessoais tratados pela United Investimentos


1.1 A United Investimentos, S.A., apenas recolhe e processa os dados pessoais necessários para lhe prestar um serviço de qualidade, de acordo com aquilo a que se comprometeu no âmbito do Programa de Fidelização a seguir designado por Cartão É NICE. A United Investimentos, S.A. não trata dados pessoais que não sejam necessários ao funcionamento do Cartão É NICE.


1.2 O tratamento de dados pessoais realizado é imprescindível para que possamos assegurar o cumprimento das obrigações contratuais e legais, previstas nas Condições Gerais, e para que os Aderentes possam usufruir das respetivas vantagens.


1.3 No âmbito do É NICE, a United Investimentos procede ao tratamento de várias categorias de dados pessoais, incluindo:

a) Dados de aderente (e.g., nome, datas de nascimento, número de Cartão É NICE, entre outros);

b) Dados de contacto do aderente (e.g., telefone, telemóvel, e-mails, morada, entre outros);

c) Dados transacionais (e.g., número de Cartão, loja, artigo adquirido, código de cupão de desconto utilizado, data/hora da transação, entre outros);

d) Dados de operacionais (e.g., saldo disponível no Cartão, histórico do saldo, dados de navegação, entre outros);

e) Dados construídos (e.g., dados resultantes da segmentação de aderentes através da análise dos dados transacionais, entre outros).


1.4 A United Investimentos, S.A.. trata as categorias de dados pessoais acima elencadas apenas nos casos em que os respetivos aderentes sejam pessoas físicas e que tenham idade igual ou superior a 18 (dezoito) anos e as pessoas colectivas legalmente constituídas, desde que os mesmos tenham validamente aderido às Condições Gerais do Cartão É NICE.


1.5 A United Investimentos não trata categorias especiais de dados pessoais, isto é, dados relativos à sua origem racial ou étnica, à sua saúde, à sua vida ou orientação sexual, às suas convicções religiosas, filosóficas ou opiniões políticas, ou dados genéticos ou biométricos.



2. Razões pelas quais tratamos os seus dados e em que situações


2.1 A United Investimentos trata os seus dados pessoais na medida do que é necessário para a execução do contrato celebrado consigo, ao aderir às Condições Gerais do Cartão É NICE.

2.2 O Cartão É NICE consiste no acesso e obtenção, pelos seus aderentes, de um conjunto único de benefícios e vantagens direcionados aos seus interesses e necessidades, em produtos comercializados pela United Investimentos, S.A.. ou pelos seus Parceiros que pertençam, ou venham a pertencer, ao Cartão É NICE.

2.3 Os aderentes ao Cartão É NICE usufruem também de facilidades na execução e prestação de serviços acessórios pela United Investimentos, S.A. ou actividades por ela dinamizados para a Comunidade É NICE.

2.4 Ao aderir ao Cartão É NICE, a United Investimentos, S.A.. trata os seus dados pessoais para as seguintes finalidades de gestão e melhoria do Cartão É NICE, o que inclui:

a) O cálculo e atribuição de benefícios;

b) O desenvolvimento, gestão e comunicação de ofertas gerais e de ofertas personalizadas de produtos, bens e serviços ajustadas aos seus interesses.

c) Análise das suas preferências de consumo, em conformidade com a utilização do Cartão É NICE, por forma a personalizar as ofertas de produtos, bens e serviços aos seus interesses;

d) Realização de estudos de mercado, que permitam melhorar as nossas propostas no âmbito do Cartão É NICE e a divulgação de novas parcerias com alargamento dos benefícios do Cartão É NICE;

e) A prestação de serviços acessórios, relacionados com as compras efetuadas com recurso ao Cartão (incluindo faturação, processamento de pagamentos, entregas ao domicílio, reparações e reservas e serviços de apoio ao cliente);

f) Análise de dados para deteção de fraude e uso indevido do Cartão: a United Investimentos, S.A.., realiza análises preventivas e reativas à generalidade dos dados pessoais resultantes da utilização do Cartão com o propósito de despistar fraudes e utilizações abusivas do mesmo.


2.5 São fundamentos jurídicos para o tratamento dos seus dados pessoais pela United Investimentos, S.A..:

a) Para a finalidade de gestão e melhoria do Cartão a execução do contrato celebrado com a adesão às Condições Gerais do Cartão É NICE.

b) Para a finalidade de análise de dados para deteção de fraude e uso indevido do Cartão a necessidade deste tratamento para efeitos de interesse legítimo da United Investimentos, S.A., em concreto, o interesse em que o Cartão É NICE funcione de modo lícito e regular.


2.6 Quando adira à App Cartão É NICE, os seus dados serão também tratados para a finalidade de registo nessa aplicação.


2.7 Para que possa registar-se na App Cartão É NICE, serão tratados os dados pessoais referidos em 1.3 sendo que quando utilizar a App Cartão, poderão também ser tratados os seguintes dados:

a) Dados de cartões de pagamento (e.g., número de cartão de pagamento, data de validade, código CVV, nome definido pelo cliente para o cartão);

b) Dados de geolocalização, recolhidos quando os Titulares utilizem os seus dispositivos, através do Sistema Global de Navegação por Satélite e enquanto interagirem com os canais digitais da United Investimentos S.A., sempre que consintam no tratamento desses dados (e.g., coordenadas GPS).


2.8 O fundamento jurídico para o tratamento dos seus dados de geolocalização será o seu consentimento.



3. Destinatários dos seus dados pessoais


3.1 Para que a United Investimentos, S.A.. consiga cumprir todos os seus deveres e para que possa usufruir das vantagens e benefícios do Cartão É NICE, poderá ter que comunicar ou dar acesso aos seus dados pessoais a outras entidades, na estrita medida do que for necessário ao bom funcionamento do Cartão É NICE e apenas para as finalidades acima indicadas às seguintes entidades:

a) Prestadores de serviços da United Investimentos, S.A.. (e.g., serviços de tecnologias de informação, serviços de suporte à App Cartão, serviços de processamento de pagamentos, serviços de envio de comunicações, serviços de apoio ao cliente);

a) Parceiros do Cartão É NICE, dentro e fora do Grupo United Investimentos, S.A..;

a) Autoridades Públicas, como, por exemplo, as Autoridades Tributárias ou Tribunais Judiciais quando tal lhe for solicitado nos termos legais.


3.2 Os destinatários acima indicados não têm acesso ao seu histórico de consumo, nem aos seus dados construídos, mas apenas aos dados que se revelem necessários à prestação de serviços de apoio ao aderente, e, ainda, ao processamento das vantagens obtidas com a utilização do Cartão.


3.3 Nos casos em que as entidades a quem os seus dados sejam forem comunicados tenham sido contratadas pela United Investimentos, S.A.., exigimos que tenham em vigor as medidas de segurança adequadas para proteger os seus dados pessoais.



4. Acesso aos seus dados pessoais por outros titulares


Sempre que existam vários aderentes associados a uma conta de Cartão, os dados de aderente, de contacto, transacionais e operacionais que aí se encontrem registados estarão acessíveis a todos os aderentes associados à mesma conta.



5. Período de conservação dos seus dados pessoais


5.1 A United Investimentos, S.A. apenas trata os seus dados pessoais para as finalidades acima indicadas e apenas durante o tempo que se revele necessário ao cumprimento dessas finalidades.

5.2 No que respeita aos dados de aderente e de contacto, a United Investimentos, S.A. conservará os seus dados pessoais durante o tempo que durar a relação contratual, resultante da sua adesão às Condições Gerais do Cartão É NICE e/ou, quando aplicável, aos Termos e Condições da App Cartão .

5.3 Uma vez terminada a relação contratual entre as partes, seja por que motivo for, a United Investimentos, S.A. procederá à eliminação ou à anonimização dos seus dados pessoais no prazo máximo de 30 (trinta) dias.

5.4 Quando se revele necessário para efeitos dos interesses legítimos da United Investimentos, S.A. no que respeita à prevenção de fraude ou uso indevido do Cartão, em particular quando a relação contratual termine por esse motivo, a United Investimentos, S.A. poderá manter os dados de aderente por um período mais longo, nunca superior a 5 anos.

5.5 Porque respeita a sua privacidade, a United Investimentos, S.A. estabeleceu um prazo máximo de tratamento dos seus dados transacionais, operacionais, construídos e de geolocalização, findo o qual procederá à sua eliminação ou anonimização, ainda que continue em curso a relação contratual.

5.6 Nestes Nos termos estabelecidos no número anterior (5.5), a United Investimentos, S.A. apenas manterá os dados transacionais, operacionais, construídos e de geolocalização por um período mínimo de 3 (três) anos e máximo de 5 (cinco) anos, findos os quais esses dados serão anonimizados ou eliminados.

5.7 Os seus dados de cartões de pagamentos serão mantidos por um período de 30 (trinta) dias após cessação da relação contratual.

5.8 A anonimização dos seus dados pessoais implica que deixe de ser possível proceder à sua identificação, sendo impossível relacionar dados de aderente, dados transacionais, dados operacionais e dados construídos com o respetivo titular dos dados.



6. Preferências de consumo e segmentação de aderentes


6.1 A United Investimentos, S.A. analisa as suas preferências de consumo e segmenta os aderentes para a finalidade de Gestão e Melhoria do Cartão É NICE, a qual inclui a comunicação de novas ofertas ou de ofertas personalizadas de produtos, bens e serviços ajustadas aos seus interesses e a realização de estudos de mercado.

6.2 Para efeitos dessa finalidade, são analisados os seus dados transacionais, ou seja, os dados relativos aos seus consumos registados no Programa de Fidelização, quer quando utiliza o Cartão nas nossas lojas, quer quando o utiliza nas lojas dos Parceiros pertencentes ao Cartão É NICE. Por exemplo, a United Investimentos, S.A. segmenta os aderentes que preferem produtos frescos de acordo com as compras que estão registadas no Cartão.

6.3 Em algumas situações, a United Investimentos, S.A.. procederá a esta segmentação tendo por base a sua localização, mas apenas nos casos que se traduza no tratamento dos dados relativos à sua localização.

6.4 O único objetivo desta segmentação de aderentes é permitir o desenvolvimento de campanhas, ofertas e benefícios que procurem conhecer e antecipar as suas necessidades e interesses, por forma a não lhe oferecer produtos e serviços que não correspondam aos mesmos.

6.5 A análise dos seus dados de consumo e a segmentação dos aderentes é importante porque permite direcionar as ofertas aos interesses e necessidades dos aderentes do Cartão por forma a evitar incómodos associados a um elevado número de comunicações que possam não ter interesse para os aderentes.



7. Exercício de direitos pelos titulares dos dados


7.1 A United Investimentos, S.A. apenas trata os seus dados pessoais para as finalidades de gestão e melhoria do Cartão É NICE, dos seus produtos, serviços e actividades, e de análise de dados para detecção de fraude ou uso indevido do Cartão.

7.2 Os seus dados pessoais e a sua privacidade são importantes para a United Investimentos, S.A., garantindo a sua total confidencialidade, não os transmitindo a quaisquer terceiros para além dos destinatários acima indicados e apenas no âmbito do Cartão É NICE.

7.3 Enquanto titular dos dados, o aderente goza de um conjunto de direitos, detalhados adiante na Política de Privacidade.



8. Recolha indireta dos seus dados pessoais


8.1 No decorrer da presente relação, poderá a United Investimentos, S.A. recolher alguns dos seus dados pessoais através de terceiros ou de outros meios e mesmo que não seja cliente da United Investimentos, S.A..

8.2 Sem prejuízo do estabelecido no ponto anterior (8.1), a United Investimentos, S.A. pode também recolher os seus dados pessoais através dos Parceiros do Cartão É NICE, no âmbito e de acordo com as finalidades do mesmo.

8.3 Sempre que a United Investimentos, S.A. recolher os seus dados através de terceiros ou outros meios, procurará prestar-lhe as informações relativas ao tratamento dos seus dados pessoais.



9. Fique actualizado quanto ao tratamento e proteção dos seus dados pessoais


9.1 As informações constantes deste documento poderão sofrer alteração ao longo do tempo, e sempre que as circunstâncias o exigirem.

9.2 Andes da adesão ao serviço e/ou cartão É NICE, aconselha-mos que consulte www.e-nice.ao, onde estas informações estarão a todo o tempo atualizadas, para que possa sempre estar ao corrente do tratamento que é feito dos seus dados pessoais.

9.3 Sempre que haja alterações em matéria de tratamento dos seus dados pessoais, a United Investimentos, S.A. irá informá-lo através do site ou através dos outros canais de comunicação normalmente utilizados.



10. Pontos de contacto e Encarregado da Proteção de Dados


10.1 Sempre que tiver alguma dúvida acerca do tratamento que a United Investimentos, S.A.. faz dos seus dados pessoais, ou das informações que lhe foram prestadas, pode contactar a United Investimentos, S.A. nos canais de comunicação abaixo especificados:

Telefone: 923407484 - 2ª a 6ª, das 08h00 às 13h00 e das 14h00 às 17h00 E-Mail: apoio@e-nice.ao Site: e-nice.co.ao

10.2 A United Investimentos nomeou um Encarregado da Proteção de Dados, a quem caberá, entre o mais, controlar a conformidade dos tratamentos de dados feitos pela United Investimentos, S.A. em conformidade com a legislação aplicável.

10.3 Havendo questões relacionadas com o tratamento dos seus dados pessoais, ou com o exercício dos seus direitos, para além de contactar directamente a United Investimentos, S.A., pode também contactar o Encarregado da Proteção de Dados, através dos seguintes canais:

E-mail: dpo@e-nice.co.ao

POLÍTICA DE PRIVACIDADE


Compromisso de Privacidade

1. A United Investimentos, S.A. é uma sociedade cuja atividade assenta na confiança e na transparência na relação com os nossos clientes. A privacidade e a segurança dos dados que nos confia, são para nós uma prioridade.

2. Cumprindo as obrigações inerentes à Lei de Proteção de Dados Pessoais, a United Investimentos, S.A. compromete-se, a informá-lo sobre os objetivos e a forma como são tratados os seus dados pessoais (i.e. recolha, armazenamento, processamento, transmissão e eliminação), garantindo que estes são recolhidos, partilhados e guardados, tendo como referência as melhores práticas no domínio da segurança e da proteção da informação.

3. Comprometemo-nos ainda a exigir aos nossos Subcontratados o mesmo nível de confidencialidade e segurança, já que poderão tratar os seus dados pessoais em nome e por conta da United Investimentos, S.A..

4. Usamos os seus dados pessoais sempre com princípios de transparência, licitude, verdade e da finalidade, por forma a garantir que lhe prestamos prestemos o melhor serviço.

Responsável pelos seus Dados Pessoais

A United Investimentos, S.A.. é a Responsável pelo Tratamento de Dados Pessoais recolhidos para o Cartão É NICE, nos termos da Lei 22/11 de 17 de Junho, respeitante a Proteção de Dados Pessoais, assumindo em conjunto com os seus colaboradores o compromisso de utilizar os dados pessoais dos Clientes apenas para os fins que lhe forem comunicados, e sempre de uma forma segura e responsável.

Dados Pessoais que poderemos recolher

1. Nesta Política de Privacidade, o termo “Dados Pessoais” significa o conjunto de informações que se relacionam consigo e que nos permite identificá-lo(a), directa ou indirectamente. Os seus dados pessoais podem incluir, por exemplo, o seu nome, o seu número de identificação fiscal, os seus contactos, as suas transações e as suas interações connosco.

2. Recolhemos alguns dos seus dados pessoais, por exemplo, quando efetua uma compra dos nossos produtos ou serviços, quando nos contacta ou quando utiliza o nosso site na Internet ou através de alguma das nossas aplicações.

3. Poderemos ainda receber os seus dados pessoais através de outras empresas parceiras, nomeadamente quando estas os recolhem, processam ou armazenam no âmbito de uma prestação de serviços.

Categorias de Dados Pessoais que poderemos recolher

A United Investimentos S.A. poderá recolher as seguintes categorias de dados pessoais:

Dados de cliente quando se regista nos nossos websites, subscreve as nossas newsletters ou comunicações de marketing, adere ao Cartão É NICE ou solicita a prestação de um serviço de apoio ao cliente e que se classificam nas seguintes categorias: Dados do titular, de Contacto, de Facturação, do Agregado Familiar, Transacionais, Dados de Interacção com a United Investimentos, S.A. e dados operacionais relacionados com a atribuição de benefícios.

Como, porquê e com que legitimidade utilizamos os seus Dados Pessoais

1. No dia-a-dia, precisamos de tratar alguns dos seus dados pessoais. No entanto, apenas o fazemos quando tal é necessário para cumprir obrigações contratuais ou legais, quando estão em causa interesses legítimos da empresa, ou quando temos o seu consentimento para o efeito.

2. De qualquer forma, seja qual for o caso, podemos garantir-lhe que apenas trataremos os dados que precisamos para cada finalidade, durante o tempo necessário, e que o manteremos sempre informado.

Assim, usamos os seus dados pessoais com os seguintes objetivos:

a) Gestão de cliente: prestação de serviços acessórios relacionados com a utilização dos nossos serviços ou compra dos nossos produtos (incluindo faturação, entregas ao domicílio, reparações, reservas e outros serviços de apoio ao cliente, como por exemplo, gestão de reclamações);

b) Marketing: promoção da relação com o cliente através de comunicações de ofertas e benefícios, passatempos, newsletters e registo em plataformas online de cariz didático/ informativo;

c) Análises e reportes: análises, estudos ou reportes internos com o objetivo de facilitar a tomada de decisão e de melhorar os nossos níveis de serviço;

d) Sondagens e inquéritos de opinião: realização de sondagens e estudos de mercado, com o objetivo de melhorar os nossos níveis de serviço;

e) Gestão e melhoria do Cartão É NICE, no âmbito da sua adesão o que inclui, em acréscimo às finalidades supra:

i. Cálculo e atribuição de benefícios;

ii. Desenvolvimento, gestão e comunicação de ofertas gerais e de ofertas personalizadas de produtos, bens e serviços ajustadas aos seus interesses;

iii. Análise das suas preferências de consumo, em conformidade com a utilização do Cartão, por forma a personalizar as ofertas de produtos, bens e serviços aos seus interesses;

iv. Apresentação de novas parcerias com alargamento dos benefícios do Cartão É NICE;

v. Gestão de fraude: análises preventivas e reativas à generalidade dos dados pessoais resultantes da utilização do Cartão, com o propósito de despistar fraudes e utilizações abusivas do mesmo.

Segurança dos seus Dados Pessoais

Dispomos de uma diversidade de medidas de segurança da informação, alinhadas com as melhores práticas, de modo a proteger os seus dados pessoais, incluindo controlos tecnológicos, medidas administrativas, técnicas, físicas e procedimentos que garantem a proteção dos seus dados pessoais, impedindo a sua utilização indevida, o acesso e divulgação não autorizada, a sua perda, a sua alteração indevida ou inadvertida, ou a sua destruição não autorizada. Assumimos, em matéria de segurança da informação, o mesmo compromisso de melhoria contínua pelo qual nos pautamos na nossa atividade diária.

Entre outras, destacamos as seguintes medidas:

Acesso restrito aos seus dados pessoais apenas por quem deles necessita para os objetivos que nos propusemos acima;

Armazenamento e transferência de dados pessoais apenas de forma segura;

Protecção dos sistemas de informação através de dispositivos que impeçam o acesso não autorizado aos seus dados pessoais;

Implementação de mecanismos que garantem a salvaguarda da integridade e da qualidade dos seus dados pessoais;

Monitorização permanente dos sistemas de informação, com o objetivo de prevenir, detectar e impedir o uso indevido dos seus dados pessoais;

Redundância de equipamentos de armazenamento, processamento e comunicação de dados pessoais, para evitar perda de disponibilidade.

Durante quanto tempo conservamos os seus Dados Pessoais

Conservamos os seus dados apenas durante o período que for necessário para cumprir as finalidades definidas, de acordo com os critérios definidos pela Lei.

Uma vez atingido o prazo máximo de conservação que definimos, os seus dados pessoais serão anonimizados ou destruídos/eliminados de forma segura.

Para conhecer os prazos de conservação dos seus dados, consulte a legislação em vigor.

Com quem podemos partilhar os seus Dados Pessoais

Podemos divulgar os seus dados pessoais a subcontratados, no âmbito de serviços prestados por estes, como prestadores de serviços da United Investimentos, S.A. (e.g. serviços de tecnologias de informação, serviços de envio de comunicações, serviços de apoio ao cliente).

Nesses casos, exigimos que esses subcontratados tenham em vigor as medidas de segurança adequadas para proteger os seus dados pessoais.

Como pode exercer os seus Direitos

Tem a faculdade de exercer os seguintes direitos:

1. Direito à informação: solicitar informação adicional sobre a utilização que fazemos dos seus dados pessoais;

2. Direito de Acesso: aceder ou solicitar o acesso aos dados pessoais que nos forneceu;

3. Direito de Portabilidade: solicitar a transmissão dos dados pessoais que nos forneceu;

4. Direito de Retificação: solicitar a correção ou atualização dos seus dados pessoais;

5. Direito à destruição ou eliminação: solicitar a destruição ou eliminação dos seus dados pessoais, quando a lei ou o contrato o permitam;

6. Direito de Limitação: solicitar a limitação da forma como utilizamos os seus dados pessoais, enquanto os corrigimos ou esclarecemos eventuais dúvidas sobre o seu conteúdo ou sobre a utilização que deles fazemos;

7. Direito de Oposição: disponibilizamos um canal para que possa contestar decisões que tenham tido por base os seus dados pessoais.

Tem ainda o direito de retirar ou alterar, a qualquer momento, o consentimento que nos tenha dado para utilizarmos os seus dados pessoais, quando este tenha legitimado a utilização dos mesmos.

Para exercer os seus direitos de proteção de dados pessoais, ou sempre que tenha alguma questão sobre a utilização que fazemos dos seus dados pessoais, deverá contactar-nos através do nosso email apoio@e-nice.ao

Poderá apresentar reclamação à Agência de Proteção de Dados (APD) – Endereço: Rua Do MAT, Complexo Administrativo Clássicos de Talatona 3º edifício, 7º andar Luanda Angola - Telefone: +244 937 930 788 – Endereço eletrónico: geral@apd.ao / info@apd.ao

Cookies

A United Investimentos, S.A. utiliza nos seus Websites cookies que permitem melhorar o desempenho e a experiência de navegação dos seus Utilizadores, aumentando, a rapidez e eficiência de resposta e eliminando a necessidade de introduzir repetidamente as mesmas informações.

A colocação de cookies não só ajuda os Websites a reconhecer o dispositivo do Cliente/Utilizador na próxima vez que este os visita, mas também será imprescindível para o funcionamento dos mesmos. Os cookies usados pela United Investimentos, S.A.., em todos os seus Websites, guardam informações genéricas, designadamente a forma ou local/país de acesso do Cliente/Utilizador e o modo como usam os Websites, entre outros. Os cookies retêm informação relacionada com as preferências dos Clientes/Utilizadores.

Também partilhamos informações sobre a sua utilização do nosso site com as nossas redes sociais e parceiros de publicidade para entregar conteúdo de acordo com a sua utilização.

Atualizações da Política de Privacidade

Esta Política de Privacidade pode ser atualizada, o que será objeto de divulgação entre outros em www.e-nice.ao